quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Câmbio desligo!


À todo vapor!
Os trilhos do trem me direcionam para a capital francesa mais uma vez.

Paris é a mais populosa e cosmopolita cidade da França e com grande destaque artístico, conhecida no século XIX como a meca da Belle Époque!


 

É terra de renomados artistas e é daqui que nasceram os movimentos artísticos como o expressionismo e o surrealismo.
Tem em seu território inúmeros museus, em especial o incrível Museu do Louvre, que é de longe o maior e mais visitado museu do mundo com uma ampla coleção de arte medieval de quase todas gerações e povos antigos.



A visita é indispensável e num desses meus dias aqui decidi visitá-lo para presenciar de perto (e demoradamente) todo seu acervo egípcio! E foi emocionante.


É no louvre também que está a famosa Obra de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa.

Para chegar perto tive que passar entre japoneses malucos e suas cameras e iphones apontados, turistas escabelados e cheirando mal, até dar de frente com a grande obra! (que na verdade não é tão grande assim, pois mede mais ou menos o tamanho de uma folha A3)


 

Além disso estão lá obras de Botticelli, Michelangelo, Goya, Rembrant e mais 8 mil anos de cultura de civilizações orientais e ocidentais. Magnific!

Volto à Paris com aquele olhar de quem já esteve nesssas ruas. Já familiarizado, procuro voltar aos lugares que mais me instigaram mas ainda assim, sigo à procura do novo.

Nesse retorno, uma breve passagem pelo subúrbio de Paris me leva ao squat Poulailler, um prédio de 4 andares outrora ocupado por militares, dá espaço à uma casa multicultural, onde jovens de várias partes do mundo vivem em comunidade.
A Luna, foi quem me recebeu muito atenciosamente. De preza eu e aYara P. deixamos uma arte para ficar registrada a nossa passagem pela casa!



  

 

Compartilhei momentos com novos amigos, encontrei gente conhecida e me perdi em dialetos que até então não tinha nenhum conhecimento.

Viajar é uma escola!

Em dois meses, dialoguei em quatro línguas e conheci gente dos quatro cantos do mundo. Tive momentos de alegria e prazer, diversão e reflexão. Pude sentir o gosto de estar sozinho e muito longe de casa, o medo quando se sente perdido e a alegria de abraçar alguém que gosta. Isso é vida.



Uma das peças fundamentais foi Julien "Seth"Malland, um francês com coração brasileiro, artista de natureza, desenha e absorve a cultura de cada lugar que visita.
E não são poucos os lugares!

O Globe Painter como é conhecido, já viajou pelos 5 continentes e foi o maior alicerce da chegada até minha partida aqui na Europa. (e sou muito grato!)


  

 


Uma tarde em Menilmontant e um brinde.
Santé!

E é assim me despeço dele e do bairro mais acolhedor de Parrí!


Chegou a hora da despedida.

Numa mistura de sentimentos, reorganizo as malas e olho para a cidade como um marinheiro em dia de partida.


A vida é real, e as amizades são para a vida toda.
Finco a bandeira brasileira em terras européias e volto com o sentimento de dever cumprido.


Obrigado à todos que acompanharam o que escrevi neste blog durante esses dois meses, que comentaram e se manteram conectados!

Valeu Familia Hocks Skate por acreditar na idéia!
Beijo grande Dona Maria da Graça, minha mãe, e obrigado por ter me dado a vida.
Núcleo Urbanóide por me erguer como artista.
Minha querida Yarinha que acompanhou minhas andanças incansávelmente!


Agradeço à Julien Seth, Sabine, Dem, Mac Crew, Loomit, Binho, Bonga, Caio Fernando, Organización 51, Sophia Enotiades, Casa Verdi, Matias Borgstrom, Tatá, Duda Castro, Thomas Crocco, Ronald Zanardi, Camilo Canozzi, Rafa Ascurschin, Octav Kendo, Severine, Luna, Residence Poulailler, Luciano Spinelli e todos que de alguma forma contribuiram nesta minha jornada!


Em breve o registro dessa saga em vídeo!


Acompanhem o site da Hocks e o meu Tumblr!


Desembarque: Porto Alegre - RS Brasil

Nenhum comentário: