quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pourquoi pas?


Dando seguimento à busca, me envolvo pelas quebradinhas de Bordeaux.
Com indicações do amigo Kendo, chego em um lugar especial da cidade.
Do outro lado da ponte, numa área mais ocupada por marroquinos e imigrantes, encontro uma espécie de Hall of Fame Bordelaus.


Da ponte pra cá, a coisa muda. Esqueça os prédios antiguíssimos e aquela elegância francesa que falei. Aqui a parada é pá e pum e é nesse lado que os grafiteiros da cidade invadem as construções abandonadas e criam suas letras e pinturas de forma livre.



Uma parada estratégica para deixar uma marca no território e... segue o baile.





Numa outra parte distante do centro, passando a pista de skate e todos os pavilhões que antes serviam de armazenamento para o porto, agora tomam o lugar, bares e lojinhas modernas.

Numa pedalada em companhia da Yarinha e da Severine (esposa do Kendo) entramos num bairro mais sussegado. Lá encontramos um reduto mágico e cheio de esculturas de ferro retorcido e picoteado e mais uma leva boa de graffitis.
E mais: Super latas de spray em parceria com o dono do local, que é escultor, com os grafiteiros da cidade. Style!




Os estilos são bem diferentes, mas aqui predomina umas letras em 3D. Dá pra ver uma referência americana nos bombs em prata, mas também as produções são super bem feitas.



 

Ainda nessa parte da cidade, no bairro Bacalan, existe um lugar chamado Garage Moderne. Um velho galpão onde se concerta carros, bicicletas e que de moderno não tem nada.

Lá dentro, concentração de carros, trailers, bicicletas e objetos da La Poste, o Correio Francês.
Nesse lugar os estudantes e pessoas que não tem muita grana podem levar seus carros para arrumar por um preço bem baixo, além de ter um espaço de atelier dentro também, e um bar que é um ônibus. (wtf??)



Eu não entendi direito qual é do pico, mas isso foi o que me falaram, para tentarem visualizar a coisa tem umas fotos dessa oficina, bar, atelier, garagem ou o que preferirem chamar, mas que de fato é muito interessante!

7 dias por aqui e rumo à Paris.
Não antes de curtir um belo domingo de sol à beira do lago com os amigos do casal mais simpático de Bordeaux.
Felicidade de dividir esses momentos e fazer mais e mais amigos pelo mundo. Eita!





Próximo post será o último do projeto, direto de Paris e com hora de volta já marcada.
Encontrar com o amigo SETH, pintar, deixar um pouco da minha arte na europa e ficar cheio de saudade!

Vamos correr o mundão?
Pourquoi pas?


Nenhum comentário: